A Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Central de Polícia Judiciária e Unidade de Inteligência Policial (DEINTER 8) – Presidente Prudente-SP deflagrou uma operação destinada a identificar, produzir provas e evidências acerca de supostas ameaças que circularam em áudio em grupos de pais de alunos da cidade no último final de semana, o que causou instabilidade social.
Na segunda-feira (17), após tratamento de dados e trabalho investigativo, policiais civis identificaram um grupo, em aplicativo de celular, contendo áudios e mensagens inconvenientes, o que motivou a ação imediata para identificação e localização dos autores.
Na ação de campo os policiais civis da CPJ identificaram dois adolescentes, os quais foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária juntamente com seus genitores e quando de oitiva formal informaram que o grupo não passou de uma brincadeira e que jamais planejaram qualquer tipo de atentando às escolas de Presidente Prudente.
Os celulares dos menores foram apreendidos e encaminhados à perícia. A investigação criminal de crimes cibernéticos tem se tornado um desafio para as autoridades policiais, inclusive em nossa região de Presidente Prudente, onde temos visto prejuízos causados por esse comportamento criminoso na esfera digital e social.
Além disso, a desinformação on-line tem se manifestado em diferentes formas nas redes sociais, e é importante entendermos como essas questões podem impactar o bem-estar da comunidade e a rotina das pessoas. Todos os casos da região foram analisados e adotadas providências de Polícia Judiciária.