A Secretaria de Saúde de Olímpia-SP informou que, conforme anunciado pelo governo do Estado na quarta-feira (23), o fim de semana será de intensificação da vacinação contra doenças virais. Apesar da mobilização estadual estar prevista para o domingo (27), em Olímpia-SP, as ações de imunização serão realizadas no sábado (26).
Com isso, todos os públicos contemplados na vacinação contra a Covid poderão procurar os pontos, das 8h às 16h, de acordo com o local de cada grupo, sendo a imunização das crianças de 5 a 11 anos, nas Unidades de Saúde da São José e da Santa Ifigênia, e a vacinação de qualquer morador com 12 anos ou mais, na avenida dos Olimpienses (ao lado da UPA).
Nos distritos de Baguaçu e Ribeiro também haverá atendimento especial no sábado nas respectivas Unidades de Saúde, tanto para o público adulto como infantil, no mesmo horário, das 8h às 16h.
A mobilização visa, principalmente, intensificar a cobertura vacinal das crianças, além de facilitar o acesso à vacina de reforço, 3ª e 4ª dose. Vale ressaltar que a 3ª dose está disponível para pessoas acima de 18 anos que já completaram 4 meses da segunda dose, enquanto a 4ª dose é destinada aos idosos acima de 80 anos, com intervalo de 4 meses da 3ª dose e imunossuprimidos. Os moradores devem apresentar documento pessoal e o cartão de vacinação para conferência.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
O Estado anunciou também a antecipação da Campanha de Vacinação contra a Gripe para as cidades paulistas. A mobilização, que estava prevista para o dia 4 de abril, agora, será iniciada já neste sábado (26), em Olímpia.
Segundo a secretaria de Saúde, o imunizante estará disponível nos mesmos pontos da vacinação contra a Covid do público adulto, ou seja, na Avenida dos Olimpienses e nas UBS dos distritos, das 8h às 16h. De segunda a sexta, a vacinação será nos mesmos locais e horários, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Estado.
A campanha será realizada por etapas, sendo que, inicialmente, serão priorizados os idosos com 80 anos ou mais e os profissionais de saúde, devendo os idosos apresentarem um documento com foto e CPF e os trabalhadores da saúde, um documento com foto, CPF e um documento que comprove o exercício da profissão.
Vale ressaltar que não é mais necessário intervalo entre os dois imunizantes, assim, os idosos acima de 80 anos, podem aproveitar a oportunidade para se proteger simultaneamente contra a Covid e a Gripe.
O cronograma de vacinação da campanha segue até maio com a inserção de novos públicos por etapas a serem divulgadas, como idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas, professores, pessoas com deficiência e comorbidades; forças de segurança e salvamento, funcionários do transporte coletivo, caminhoneiros, população privada de liberdade, entre outros.
Segundo o Butantan, a vacina contra a influenza é trivalente e 100% nacional, composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. Ao todo, serão fornecidas 80 milhões de doses para a imunização em todo o Brasil, com expectativa de imunizar 90% do público-alvo.