Band Multi

O hit do Led Zeppelin que Robert Plant pagou para rádio nunca mais tocar

Vocalista pegou ranço de clássico que todo mundo ama

Por Amanda Costa

Robert Plant, vocalista do Led Zeppelin, nos anos 70
Reprodução / Twitter

Lançada em 1971, no álbum Led Zeppelin IV, Stairway to Heaven é o patinho feio de Robert Plant. Em 1974, o vocalista já estava começando a enjoar do clássico, cuja letra ele mesmo escreveu. 

Chegou a dizer que o mega sucesso era uma música de casamento e afirmou que não era a assinatura do Led. Em sua carreira solo, nunca tocou em nenhum show e abandonou por completo a execução ao vivo da música.

O ranço com Stairway to heaven foi tanto que ele achou o maior barato o dia em que pagou para uma rádio nunca mais tocar o hit.

Como ele contou em uma entrevista de 2002, foi durante uma viagem pela estrada passando pela cidade de Portland enquanto escutava a rádio KBOO-FM que ele ouviu a curiosa proposta: a emissora estava fazendo uma vaquinha para NUNCA mais tocar “Stairway to Heaven”.

Alguém na emissora certamente concordava com Plant sobre o clássico do Led. E a programação daquela FM era bem alternativa. Ele disse que achou muito interessante tudo aquilo, encostou o carro e ficou ouvindo.

O locutor entrou falando que eles estavam procurando patrocínios. Que mandassem 10 ou 15 dólares e se as pessoas fizessem isso, a KBOO prometeria nunca mais tocar Stairway to Heaven. Então ele ligou patrocinou a rádio. 

Mais tarde Plant ligou para o presidente da Atlantic Records pra avisar que estava cometendo um suicídio profissional. Mas com o tanto de dinheiro que aquele clássico já tinha dado para o chefão da gravadora, o cara só respondeu que isso era bem engraçado.

De toda forma, até hoje, o vocalista nunca apresentou a canção em sua carreira solo e por enquanto a única esperança de ouvi-la novamente na voz de Robert é em uma futura reunião do Led Zeppelin.

Ainda bem que não dependemos do cara pra poder ouvir o clássico:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.