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Netflix planeja assinatura mais barata com anúncios

Serviço registrou queda no número de assinantes pela 1ª vez em dez anos

Por Marmella

 Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix
 Reed Hastings, cofundador e CEO da Netflix
Reprodução

Netflix tá namorando o estilo TV à cabo? É o que parece! 

O cofundador e CEO da plataforma, Reed Hastings, divulgou nesta quarta-feira (20), o relatório financeiro da empresa, e, pela primeira vez em uma década, a Netflix perdeu um número expressivo de assinantes e ainda prevê uma redução maior . Foram 200 mil usuários apenas no primeiro trimestre de 2022.

A Netflix estuda, entre outra medidas para serem implementadas dentro de dois anos, a opção de um plano com assinatura mais barata, porém com a inclusão de propagandas entre os filmes e séries.

“Vocês sabem que eu sempre fui contra a complexidade da publicidade, e a favor da simplicidade do modelo de assinaturas. Mas, mesmo que eu tenha essa preferência, sou ainda mais a favor do poder de escolha do consumidor. Permitir que eles tenham acesso ao conteúdo que querem de forma mais barata, se não se importarem com as propagandas, faz sentido para mim”, afirmou Hastings.

Esse tipo de assinatura já funciona nas plataformas norte-americanas Hulu e HBO Max.

A companhia relacionou as perdas de assinantes nos Estados Unidos e Canadá com o recente aumento de preços de seus planos nos respectivos países. A suspensão do serviço na Rússia, decidida pela gigante do streaming em decorrência da guerra contra a Ucrânia, também impactou nos resultados apresentados em relatório.

Senhas compartilhadas

A Netflix ainda destacou que tem perdido oportunidades de elevar o número de pagantes por conta de senhas compartilhadas. A empresa estima que 100 milhões de usuários desfrutam do serviço desta forma, em todo o mundo.

No mês passado, ela já havia anunciado uma medida para coibir essa prática: a cobrança de uma taxa extra começaria a ser testada no Chile, na Costa Rica e no Peru.