A prefeitura de Presidente Prudente-SP, por meio das Secretarias de Meio Ambiente (Semea) e Obras e Serviços Públicos (Sosp), juntamente com a Prudenco, recolheram quase 20 toneladas de materiais inservíveis nos mutirões cata-treco que foram realizados neste fim de semana, entre sexta-feira (13) e sábado (14).
Com o objetivo de garantir o recolhimento de objetos que, além de sujar a cidade por conta do descarte irregular, podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, os oito caminhões que participaram da iniciativa retiraram das ruas e calçadas os mais diferentes tipos de materiais, como móveis velhos, sofás, colchões, madeiras, galhos de árvores, dentre vários outros.
Na sexta-feira (13), as equipes intensificaram os trabalhos na região leste da cidade. Já no sábado (14), percorreram alguns dos bairros que concentram a maioria das solicitações para o recolhimento de material irregular, como João Domingos Netto, Ana Jacinta, Brasil Novo, Parque Cobral, Jardim Leonor, Parque Watal Ishibashi, Vila Geni e área central.
Além dos serviços prestados pelos funcionários do município e da Prudenco, a diretoria da Companhia ressalta a importância da colaboração dos munícipes na manutenção e conservação da limpeza da cidade, que é um dever de todos.
O prefeito da cidade, Ed Thomas, também mencionou sobre a colaboração dos munícipes para que a cidade possa se manter limpa e, consequentemente, prevenida em relação à dengue e outras doenças. “Faço um apelo à população, para que não joguem seus lixos e seus móveis velhos em locais inadequados, pelo bem da saúde pública, pelo bem-estar social e pela preservação ao meio ambiente”, declarou Ed.
Em casos de materiais descartados irregularmente, a Prudenco orienta os moradores a solicitarem a coleta por meio do número 156 ou pelo (18) 3226-0055. Os serviços de cata-treco nos bairros seguem normalmente, conforme o cronograma pré-estabelecido para as diferentes áreas da cidade.