Uma mulher foi multada pela Polícia Militar Ambiental na tarde de segunda-feira (18), após abandonar um cavalo doente no bairro Jardim Pontal, em Rosana-SP. A dona do animal vai responder pelo crime de maus-tratos.
A abordagem foi feita após uma denúncia que relatava que um animal estaria infestado de parasitas nas narinas. Os policiais fizeram patrulhamento e encontraram o cavalo no interior de uma propriedade pública municipal desativada.
O animal foi resgatado e levado a um lote do Clube de Laço Municipal onde foram acionados veterinários que constataram que o cavalo estava com sintomas de pneumonia, e que estava raquítico, desidratado, desnutrido e com infestação de larvas de moscas nas narinas e secreção mucopurulenta.
A proprietária, uma mulher de 46 anos, recebeu um Auto de Infração Ambiental no valor de R$ 3 mil. Ao ser questionada sobre ter deixado o animal em local sem asseio e sem água, informou não ter uma área adequada.
A ocorrência foi levada à Delegacia de Polícia Civil de Rosana-SP, via plantonista, e a documentação produzida será encaminhada para apuração e providências judiciárias, sendo que a envolvida responderá criminalmente.