A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Rio Preto-SP realiza, a partir desta sexta-feira (24), a substituição de árvores de grande porte mortas ou em avançado estado de deterioração, nas avenidas Juscelino Kubitschek e José Munia. A ação tem caráter preventivo, já que as árvores sem vida tendem a perder resistência e a madeira seca fica mais suscetível a quebrar, tornando iminente o risco de queda.
A análise técnica feita pela equipe do Meio Ambiente encontrou 72 árvores mortas ou gravemente doentes ao longo da avenida Juscelino Kubitschek e outras 46 na José Munia. Todas elas serão substituídas por espécies nativas adequadas para os locais.
As atividades seguem o que em disposto de Lei Municipal, que dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana de Rio Preto. A legislação determina que as supressões sejam autorizadas apenas mediante vistoria prévia e nos casos em que for constatado o avançado estado de deterioração, com risco de queda, por exemplo.
Os trabalhos foram possibilitados por meio de parceria com as Secretarias de Obras, que disponibilizou os recursos financeiros, e de Educação, que tem contrato com a empresa que realiza o serviço. No período de chuvas, em que o solo fica mais instável, tendem a aumentar os casos de queda de árvores. Por isso, o Meio Ambiente divulgou em fevereiro uma série de alertas e orientações para a redução desses riscos na cidade.
Informação: Daniel Martins / Pref. Rio Preto