Band Multi

Meio Ambiente faz pesquisa pública sobre arborização urbana

Proposta é ouvir os moradores sobre o plantio

Por Hiltonei Fernando

Proposta é ouvir os moradores sobre o plantio
foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Smaurb) de Rio Preto-SP está realizando pesquisa pública sobre a arborização urbana. A ideia é que os moradores, das diversas regiões da cidade, falem da percepção sobre a quantidade, qualidade, distribuição e condições das árvores em sua rua, seu bairro e no município como um todo.

A ideia é traçar um panorama para a revisão do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) e, posteriormente, implantar projetos e ações que melhorem a cobertura arbórea na cidade. O questionário está disponível no link: https://forms.gle/TZCusTasp7dybwtM8 e pode ser respondido por qualquer pessoa maior de 18 anos, residente em Rio Preto e/ou seus distritos, até o dia 31/10.

São José do Rio Preto tem uma Lei que trata da implementação do PDAU. De acordo com o Plano, a cada cinco anos, é necessário revisá-lo. Nesse contexto, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de auxiliar a Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo no processo de revisão.

Inicialmente, foi proposta a aplicação de um questionário à população das 10 regiões da cidade durante o evento Viveiro Itinerante, realizado no mês de setembro. Agora, a Smaurb está divulgando o mesmo questionário para a população em geral. A ideia da pesquisa é, além de avaliar como a população percebe a arborização da cidade, coletar sugestões sobre como melhorá-la.

Após a coleta de dados por meio do questionário, os dados serão tabulados e as informações aferidas, consideradas na revisão do Plano. Esses resultados serão apresentados ao Grupo de Trabalho. Posteriormente, as secretarias envolvidas no assunto e diferentes grupos de classes debaterão o tema, contribuindo para a elaboração da minuta de Lei. Finalmente, após todas as reuniões e debates, a minuta final será submetida à apreciação da Plenária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Urbanismo.

Informação: Josy Mariano de Sá/Sec. de Comunicação

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.