Medalhista de ouro em Paris, na França, pelo Mundial de Atletismo, o paratleta Claudiney dos Santos foi recebido na manhã desta quinta-feira (27), pelo prefeito de Rio Preto-SP, Edinho Araújo. Claudiney fez a marca de 46,07m no lançamento do disco classe F56 para cadeirantes com sequelas de poliomielite, lesão medular e amputação.
“É sempre uma honra receber pessoas como o Claudiney, que levam o nome do nosso Brasil pelo mundo. A visita hoje é para aplaudirmos a conquista no Mundial Paralímpico”, destacou o prefeito Edinho Araújo. A competição ocorreu entre 8 e 17 de julho.
A vitória em Paris foi mais uma das conquistas de Claudiney, que incluem duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos, no Rio, em 2016, e em Tóquio, na edição que foi realizada em 2021 por conta da pandemia. Ele também obteve uma medalha de prata em Londres, 2012, competindo no lançamento de dardo. Em mundiais, o mineiro, além de Paris, também foi vitorioso em Dubai, em 2019.
“A luta é pela categoria. Hoje eu tenho a oportunidade de defender o meu País e levar um pouco de cada um. Agradeço aos amigos, aos familiares e a Deus pela força. Essa conquista é nossa”, disse o paratleta Claudiney dos Santos.
Acompanharam a visita o deputado estadual Itamar Borges; o vereador Bruno Moura; o secretário de Esportes, Fábio Marcondes; o presidente da Emcop Pedro Nimer; e Paulo Jatobá, paratleta e dirigente do Clube Amigos dos Deficientes (CAD).
O Brasil terminou o Mundial Paralímpico em segundo lugar com 47 medalhas, sendo 14 de ouro, 13 de prata e 20 de bronze. A campeã da competição foi a China com 16 medalhas de ouro, 16 de prata e 13 de bronze, um total de 45 medalhas.
Informação: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação