A prefeitura de Marília-SP, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e a Divisão de Zoonoses, promoveu no sábado (7), das 7h30 às 13h30, a 11ª Ação Conjunta de Intensificação do Combate ao Mosquito Aedes Aegypti e aplicação de inseticida através de equipamentos portáteis.
A ação, que tem como objetivo principal o Bloqueio Controle de Criadouros (BCC), incluindo trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco, envolveu 45 profissionais, entre agentes comunitários de saúde (25), agentes de controle de endemias (11), agentes de controle de zoonoses (dois) e supervisores de saúde (quatro), além de um supervisor de zoonoses e dois motoristas.
Os profissionais que atuaram na intensificação conseguiram atingir 33,52 visitas por agente, dentre as 1.274 casas abertas. Foram percorridas 93 quadras.
APLICAÇÃO DE INSETICIDA
Foi realizada também a aplicação de inseticidas, a ultra baixo volume, utilizando equipamentos portáteis, em imóveis especiais, ou seja, com grande circulação de pessoas em dias úteis, mas que aos finais de semana permanecem fechados.
Está aplicação aconteceu na USF Jardim Julieta/Santa Antonieta III, FAIP, Escola Estadual Amélia Lopes Anders e Emef Governador Mario Covas.
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, parabenizou toda a equipe envolvida na ação. “Avaliamos como extremamente positiva essa 11ª ação, pois conseguimos superar a expectativa de visita por agente. Esperávamos pelo menos 25 visitas e a média foi de 33,52 casas por agente, o que permitiu atingirmos 1.274 casas que estavam abertas.
Todos os profissionais envolvidos estão de parabéns e certamente o bairro Alto Cafezal teve uma grande cobertura no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Lembro ainda que todas essas ações estão pautadas no Programa Nacional de Controle à Dengue.