Band Multi

Marília confirma primeiro caso de chikungunya em 2022

A Secretaria de Saúde informou que o paciente está bem

Por Hiltonei Fernando

A Secretaria de Saúde informou que o paciente está bem
foto: ilustração

A prefeitura de Marília-SP, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou na manhã desta sexta-feira (11), o primeiro caso positivo de chikungunya de 2022. No ano passado, nenhum caso havia sido registrado.
de acordo com a pasta, o caso confirmado é de um homem, de 69 anos, que mora no bairro Toffoli, zona Sul da cidade. Ele havia realizado exame particular de dengue positivo, pois apresentava febre, mialgia exantema e artrite, com início de sintomas no dia 3 de outubro.
Como não havia histórico de viagem, foi realizado teste para chikungunya, em laboratório de referência estadual Adolfo Lutz, que confirmou o resultado para chikungunya. O paciente passa bem.

O QUE É CHIKUNGUNYA?
A chikungunya é uma doença causada por um vírus, chamado CHIKV, com um conjunto de sintomas que é bastante similar ao da dengue. A transmissão da chikungunya, inclusive, é por meio do mesmo mosquito, o Aedes aegypti, nos ambientes urbanos. No meio rural, é o mosquito Aedes albopictus que faz essa transmissão.
Pode ser chamada de febre chikungunya e, uma vez que a pessoa é picada por um mosquito infectado com o vírus, ela pode levar de quatro a sete dias para desenvolver os sintomas da doença.

COMO É A TRANSMISSÃO?
Pacientes que estão em cidades grandes ou ambientes urbanos acabam se infectando com o chikungunya por meio da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo mosquito capaz de transmitir a dengue.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
Entre os sintomas apresentados por um paciente infectado por chikungunya, pode-se destacar: febre alta (acima dos 39° C) de começo súbito; dor intensa nas juntas, geralmente em ambos os lados do corpo; pele e olhos avermelhados e irritados; erupções na pele que coçam; conjuntivite; dor no corpo; dor de cabeça; náuseas e vômitos.
O principal sintoma de chikungunya é a dor muito intensa nas articulações. O paciente pode continuar sentindo essa dor por meses e até anos após superar a doença. 
O indivíduo também pode apresentar dificuldade para movimentar os membros e articulações por conta das dores. Essa é apontada como uma das sequelas do chikungunya. Os outros sintomas podem durar até 14 dias.

COMO PREVENIR O CHIKUNGUNYA?
A prevenção é feita por meio do combate a qualquer foco de mosquitos, como água parada. É evitando a reprodução desses insetos que se previne a transmissão do chikungunya.

Informações: Secom Marília

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.