Contra o medo e a desinformação que tomaram conta das escolas e das redes sociais nos últimos dias, em Rio Preto-SP a Escola Municipal Mario de Morais Altenfelder Silva resolveu apostar na poesia, em meio a outras iniciativas de segurança que vêm sendo desenvolvidas pelo município.
Na terça-feira (18), a praça Albino Melzi, no bairro Eldorado, foi cenário para a 3ª Intervenção Poética Nacional, em uma ação conjunta da escola com o coletivo Transvê Poesias, que comemora 9 anos de atuação.
“É um evento de um grupo de Ouro Preto, Minas Gerais, e que acontece simultaneamente em outras 71 cidades do país. A importância é sensibilizar as pessoas, divulgar através deste sentimento a cultura da paz e valorizar esse momento especial que é o Dia Nacional do Livro Infantil espalhando poesia pela nossa comunidade”, explica Sara Jane Noboa, diretora da escola.
Em comunhão com a Secretaria Municipal de Educação (SME), que defende o espaço escolar como lugar de afeto, de desenvolvimento e de formação de cidadãos, as intervenções poéticas despertaram o interesse dos alunos para as construções artísticas e literárias.
A intervenção teve como tema a “A esperança nos versos de um Brasil amador” em homenagem aos 200 anos de nascimento do escritor Gonçalves Dias. Segundo a coordenadora pedagógica Aline Cristina Garcia, “o objetivo foi oferecer às famílias um pouco de poesia principalmente nesse momento de tensão em que as escolas estão vivendo. A ideia foi oferecer leitura como entretenimento, de forma lúdica”.
A coordenadora Aline informa também que a comunidade participou enviando poemas de própria autoria. “Nós também sugerimos às famílias estrangeiras - bolivianos, venezuelanos - para enviarem poesias da cultura deles, uma valorização cultural que atingiu toda a comunidade escolar”.
Durante todo o dia, nos períodos da manhã e da tarde, foram distribuídos poemas aos alunos, famílias e comunidade, proporcionando uma imersão no universo da cultura. Uma aposta para quem acredita na transformação do mundo por meio do acesso à arte e à educação de qualidade.
Informação: Cristiano Furquim / Secretaria de Educação