As ações iniciadas no último sábado (17) pelo Hospital do Olho (HO), em Araçatuba-SP, que visam o diagnóstico precoce para a prevenção da cegueira infantil vão prosseguir até o dia 10 de outubro. A ação da unidade está associada à campanha De olho nos Olhinhos, liderada pelo casal Tiago Leifert e Diana Garbin, cuja filha, que tem dois anos, foi diagnosticada com retinoblastoma bilateral, um câncer ocular que começa na parte de trás do olho, a retina.
O objetivo da direção do HO é levar ao maior número possível de pessoas a importância do tema, e as formas de diagnóstico da doença, que, em 90% dos casos, atinge crianças de até 5 anos.
Durante o funcionamento do hospital, de segunda a sexta-feira, o horário das 16h às 17h foi reservado para que os oftalmologistas prestem informações e orientações ao público sobre o diagnóstico precoce do retinoblastoma.
A intenção de prosseguir com a campanha consiste em chamar atenção para o tema, e principalmente, alertar aos pais da importância de levar as crianças ao oftalmologista pelo menos uma vez no primeiro ano de vida.
De acordo com a oftalmologista Ana Carolina Capelanes, “é de extrema importância mudar essa cultura de conduzir as crianças ao oftalmologista somente quando ocorrem queixas. É preciso entender o quanto esse cuidado com os olhinhos das crianças pode dar uma melhor qualidade de vida a elas”.