A CPFL deve formalizar, nesta sexta-feira (28), a entrega ao Hospital de Base (HB), de Rio Preto-SP, do sistema de energia solar fotovoltaico pelo Programa de Eficiência Energética com potência de geração de 581,85 MWh/ano e investimentos de quase R$ 1,8 milhão em todo o projeto. O sistema tem ao todo mil placas solares instaladas no prédio principal do HB (bloco A), no almoxarifado e cozinha da instituição. A estimativa de economia é estimada em R$ 180 mil por ano, dinheiro esse que será destinado ao custeio do hospital, beneficiando toda região de 2,5 milhões de habitantes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com foco em práticas Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG), sigla em inglês, o HB evitará a emissão de aproximadamente 35 toneladas de CO2 na atmosfera, o equivalente ao plantio de 215 árvores para o sequestro de todos os poluentes. Além disso, a energia gerada pelo sistema do HB é equivalente ao consumo mensal de 155 famílias de 5 pessoas.
Para o engenheiro clínico do HB, Rodrigo Plaza, a implantação desse novo sistema trará inúmeros benefícios e oportunidades de crescimento dessa modalidade na instituição. “É um tipo de energia limpa, alternativa e renovável, sem impactos negativos ao meio ambiente e sem emissão de gases de efeito estufa. Trata-se da nossa primeira implantação de placas fotovoltaicas, mas já estamos projetando ampliações futuras”, afirmou o engenheiro Rodrigo.
Informação: Hospital de Base