Uma ação deflagrada na terça-feira (12) por uma Força Tarefa formada pelas polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Endemias, Fiscalização Municipal, Divisão de Segurança Pública e a Secretaria da Fazenda no Estado de São Paulo em parceria com a prefeitura de Andradina-SP iniciou as inspeções em ferros-velhos e empresas que comercializam sucatas na cidade.
A fiscalização teve como objetivo principal combater o comércio ilegal, principalmente de materiais metálicos, em ferros velhos. A procura principalmente de fios de cobre e outras composições de materiais com comercialização proibida sem a declaração de origem. A cidade vive uma onda de furtos de materiais reciclados, em especial o cobre de fiações elétricas em praças e locais públicos e particulares.
O diretor de Segurança Pública, André Luis de Lima Augusto, explicou que com esse trabalho, passando por diferentes bairros da cidade, o objetivo é fechar o cerco contra receptação de fios de cobre e materiais da prefeitura.
Além disso, os agentes procuraram focos de proliferação de insetos que representam risco à saúde pública, como o Aedes Aegypit, transmissor da Dengue e outras doenças. Somente em um dos pontos fiscalizados foram encontrados um caminhão em situação irregular, e uma moto na qual havia um mandato de busca e apreensão.
Fora isso, foram encontrados vários quadros de bicicletas e baterias de veículos automotores “com carga”. A operação continua e vai percorrer todos os estabelecimentos deste tipo em Andradina-SP. Segundo Lima Augusto, a fiscalização também está averiguando a existência de alvarás de funcionamento e se os ferros velhos estão em áreas permitidas para o desenvolvimento das atividades.