O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) recebeu 787 inscrições de espetáculos e projetos de companhias, produtoras, grupos e artistas independentes de todo o Brasil para a edição 2023. Foram 485 inscritos na categoria Adulto, 171 na categoria Criança, 114 na categoria Rua e 17 no módulo Cena Rio Preto.
A curadoria para a seleção das obras que vão compor a programação deste ano do Festival acontece em duas etapas: on-line, que teve início no final de março e terminou no sábado (8), e a presencial, que segue até sexta-feira (14), em São José do Rio Preto. Nesta edição, as obras internacionais serão convidadas pela Comissão Organizadora do Festival, não havendo inscrição para essa categoria. Os selecionados serão conhecidos no lançamento da programação da edição 2023 do FIT Rio Preto, previsto para junho.
Curadores
A curadoria deste ano é composta por Tommy della Pietra (SP), Fernando Yamamoto (RN) e Fernanda Júlia Onisajé (BA). Onisajé é diretora teatral, graduada no Bacharelado em Direção Teatral da Escola de Teatro da UFBA, com doutorado em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas – PPGAC/UFBA. É mestra em Artes Cênicas pelo mesmo programa.
Dramaturga, preparadora-formadora de atores, educadora e pesquisadora da cultura africana no Brasil, com ênfase nas religiões de matriz africana, como o Candomblé. Foi professora substituta da Escola de Teatro da UFBA nos cursos de Direção, Interpretação e Licenciatura. Integra o Grupo de Pesquisa Pé na Cena -CNPq e publicou vários artigos sobre Teatro Negro em revistas especializadas.
Informação: Secom Rio Preto