A tipagem sanguínea O- entrou em nível crítico nesta quinta-feira (17), no Hemocentro de Rio Preto-SP. Considerado doador universal, esse tipo sanguíneo é o mais utilizado em casos graves emergenciais para transfusões de sangue.
De acordo com a instituição, em média, são necessárias 100 doações de sangue por dia para suprir as 40 instituições atendidas pelo Hemocentro. A tipagem O- é que tem o estado mais preocupante.
Além dela, os tipos A e B- também estão em alerta. “As bolsas de sangue são utilizadas em diversos procedimentos, principalmente em casos emergência, como acidentes. Todo mundo pode precisar de sangue em uma situação de urgência e nunca sabemos quando isso pode acontecer, seja com a gente ou com um ente querido”, afirma a coordenadora do setor de captação de doadores, Camila Galvão.
O Hemocentro de Rio Preto fica localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, número 80, no Jardim Panorama, em Rio Preto. A instituição abre todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 13h.
Qualquer pessoa saudável entre 16 e 60 anos pode se tornar doador. Para mais informações e um atendimento mais agilizado, agende sua doação através do telefone (17) 3201-5151. As doações também podem ser realizadas pelo Hemonucleo de Catanduva, localizado na rua 13 de Maio, número 974, Centro.
Informação: Hemocentro de Rio Preto