Band Multi

Equipe do Centro POP recebe capacitação para atender pessoas em situação de rua

Objetivo é preparar os profissionais para demandas

Por Hiltonei Fernando

Objetivo é preparar os profissionais para demandas
foto: Bruno Carvalho/ Pref. Rio Preto

Profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) de Rio Preto-SP iniciaram capacitação sobre gênero, sexualidade e políticas públicas, para atendimento dos usuários do serviço. O primeiro momento da oficina aconteceu na terça-feira (9), na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A capacitação aos trabalhadores é fundamental para a qualidade das ofertas, como lembra a secretária de Assistência Social Helena Marangoni. “Além disso, essa é uma temática de extrema importância para ser abordada com essa equipe que lida diariamente com um número significativo de pessoas, cada uma com um perfil diferente e especificidades”.  

Os 38 funcionários da unidade foram divididos em três grupos temáticos de trabalho. A capacitação será executada em três encontros para cada grupo. A proposta é uma iniciativa do Departamento de Gestão do Trabalho da Semas, planejada de acordo com demanda que surgiu a partir de um espaço de escuta dos trabalhadores, com assuntos relacionados ao gênero e à sexualidade.

“O objetivo é instrumentalizar os trabalhadores do Centro POP a responderem as questões latentes que chegam a eles no cotidiano de trabalho, no sentido de qualificar mais as demandas da população usuária e consequentemente suas respostas”, disse Kleber Navas, coordenador da Gestão do Trabalho.

Os Grupos Temáticos de Trabalho (GTTs) são espaços dinâmicos que visam fomentar a elaboração, produção e circulação do conhecimento acerca do cotidiano profissional dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no sentido de repensar os processos de trabalho para aprimoramento das ações.

Dentre as temáticas dos GTTs estão: Relações Étnico Raciais e desigualdades/Antirracismo; Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Pessoas com Deficiência e Capacitismo; Sexualidades, Identidades de Gênero e Direitos; Trabalho Socioeducativo e Adolescentes em Prestação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto; Trabalho Social com Grupos; e Trabalho Social com famílias no âmbito das Proteções Sociais.

Informação: Thayla Azevedo/ Secretaria de Assistência Social

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.