De agosto a setembro é o período de reprodução dos escorpiões. E é nesta época que eles aparecem com mais frequência. Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente, é também nestes meses que as fêmeas concentram mais veneno. A picada pode ser fatal principalmente para crianças e idosos.
Conforme o CCZ até julho, foram 439 vistorias por denúncias de aparecimento dos animais peçonhentos. Em todo ano passado, foram 792 e em 2020 foram 644 notificações .
A principal orientação é a limpeza de quintais e terrenos. Por meio da limpeza é feito o controle de baratas, que são o principal alimento dos escorpiões. O CCZ ainda reforça que o principal abrigo dos animais são amontoados de madeira e entulhos. Eliminando fonte de alimento e sujeira já contribui para diminuir as ocorrências.
A orientação do gerente do CCZ, Ricardo dos Santos Pisca, é em caso de picada procurar a Santa Casa ou Hospital Regional de Prudente. Em caso do aparecimento dos escorpiões a recomendação é ligar no (18) 3905-4220