Órgãos doados por familiares de duas pacientes que estavam internadas na Santa Casa de Araçatuba-SP, tiveram morte cerebral constadas por exames em protocolo específico e acompanhados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).
As captações foram realizadas nesta quarta-feira (24) por equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto-SP e pelo enfermeiro Matheus Tonon. Os órgãos serão transplantados em pacientes que estavam na fila de espera e com compatibilidade com as doadoras. A localização e encaminhamento desses pacientes é realizada pela Central Nacional de Transplantes.
A primeira captação foi realizada às 10h20. A doadora foi uma paciente de 71 anos, de Araçatuba, internada em 18/5 em quadro clínico grave decorrente de (AVCH) Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, com morte cerebral confirmada na segunda-feira (23). Foram captados rins e córneas.
A segunda captação começou as 12h55. Foram captados fígado, rins, córneas e coração para retirada de válvulas, de uma doadora de 42 anos, de Andradina-SP. A paciente foi internada no dia 15 de maio em decorrência de traumatismo craniano encefálico. A morte cerebral foi constata na segunda-feira (23).
Informação: Ascom/Santa Casa