As nove Unidades de Saúde de Presidente Prudente-SP que foram abertas no sábado (7) para receber o Dia D de Multivacinação, campanha destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, registaram o comparecimento de 426 pessoas integrantes deste público-alvo.
Do total de visitas recebidas nas UBSs e ESFs de Prudente, 223 crianças e/ou adolescentes foram imunizadas, conforme o balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). As demais estavam com suas carteiras de vacinação em dia.
Os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha também participaram da ação que aconteceu neste sábado, visitando as nove unidades de saúde no decorrer do dia e também o Calçadão da Maffei.
Articulada pelo Ministério da Saúde, as principais imunizações a serem alcançadas, além da poliomielite, são as vacinas contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Para quem perdeu o Dia D, o município possui 27 salas de vacinação, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
Dados do Ministério da Saúde
Segundo informações do Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, no Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra a pólio ficou em 77%, abaixo dos 95% esperados. Para a BCG, que protege as crianças contra a tuberculose, a cobertura foi de 82%. Já a cobertura contra a febre amarela no estado ficou em 64%.
Informação: Secom PP