Band Multi

Copa Paulista tem forma de disputa definida

Devem participar 18 clubes paulistas

Por Hiltonei Fernando

Devem participar 18 clubes paulistas
Devem participar 18 clubes paulistas
foto: Bruno Freitas/Noroeste

A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu, em Conselho Técnico na segunda-feira (24), de forma virtual, os 18 times que disputarão a Copa Paulista de 2023. A tabela e os grupos da competição serão divulgados somente no dia 2 de maio. Além do Esporte Clube Noroeste, bicampeão da competição (2005 e 2012), concorrerão ao título Comercial, EC São Bernardo, Grêmio Prudente, Juventus, Marília, Mirassol, Oeste de Barueri, Ponte Preta, Portuguesa, Portuguesa Santista, Primavera, Red Bull Bragantino, Santo André, São Bento, São Caetano, São José e XV de Piracicaba. Ficaram de fora, por opção, os quatro grandes de São Paulo.

As 18 equipes serão divididas em três grupos regionalizados com seis clubes cada, colocando novamente, portanto, Noroeste e Marília frente a frente em ao menos mais dois dérbis regionais.

Após enfrentamentos em turno e returno dentro da chave, os dois melhores de cada grupo, mais os dois melhores terceiros colocados avançam às quartas de final. A partir desta fase a competição já será disputada em mata-mata e o empate no placar agregado leva a decisão aos pênaltis. A única vantagem de quem somar a melhor campanha será decidir em casa, diante do seu torcedor.

O início está previsto para ocorrer entre os dias 1.º e 2 de julho e a final está prevista para 15 de outubro. A pré-temporada do Alvirrubro está marcada para iniciar em 2 de maio, dois meses antes.

CENÁRIO NACIONAL 

A Copa Paulista tem a importância de recolocar os clubes em prateleiras do cenário nacional. O campeão tem a chancela de uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil. O vice-campeão escolhe a vaga que restar.

Caso o time de Bauru venha a somar o seu tricampeonato, os presidentes da diretoria executiva, Emílio Brumati, e da transição de Sociedade Anônima de Futebol (SAF), Reinaldo Mandaliti, já afirmaram que a primeira escolha do Noroeste será a Série D do Brasileiro.

Informação: Ascom/Noroeste