Band Multi

Consulta pública da segurança em Rio Preto ultrapassa mil participações

Os moradores opinaram sobre as prioridades no setor

Por Hiltonei Fernando

Os moradores opinaram sobre as prioridades no setor
foto: Fabrício Spatti/pref. Rio Preto

A Secretaria de Segurança Pública de Rio Preto-SP encerrou o prazo para a participação da consulta pública a respeito das prioridades relacionadas à segurança. No total, foram 1.024 formulários respondidos por rio-pretenses de todas as 10 regiões da cidade.

Os dados serão fundamentais para a elaboração do Plano Municipal de Segurança pública, que será elaborado pela recém-criada secretaria responsável pelo tema. “Esses dados vão nos dar um norte, sobretudo a respeito do nível de sensação de segurança na cidade e, principalmente, como o assunto preocupa cada uma das dez regiões”, explicou o secretário responsável pela pasta, coronel Jean Charles Serbeto.

A consulta pública teve início no dia 15 de junho, quando o formulário com 32 questões foi disponibilizado no portal da prefeitura. Um QR Code que direcionava para o formulário também foi divulgado por meio de cartazes em prédios públicos e nos veículos do transporte público. No mesmo período, foram realizadas audiências públicas para permitir aos moradores de todas as regiões da cidade manifestarem-se sobre o tema.

A Lei Complementar 711, que oficializou a criação da Secretaria de Segurança Pública, prevê que o plano seja elaborado mediante audiência da população. Além disso, a normatização também elenca como funções da nova pasta “a formulação, a articulação, a coordenação e o monitoramento das políticas públicas de segurança do patrimônio público, da proteção de bens, bem como prestação de assistência aos cidadãos, prevenção e repreensão da criminalidade, em parceria com os demais órgãos de segurança”.

Informação: Ademir Terradas/Secretaria de Comunicação 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.