Band Multi

Conferência Regional aponta prioridades de políticas públicas para jovens

O encontro reuniu representantes da macrorregião

Por Hiltonei Fernando

O encontro reuniu representantes da macrorregião
foto: Bruno Carvalho/Pref. Rio Preto

A cidade de Rio Preto-SP sediou a 1ª Conferência Regional de Juventude com gestores, conselheiros, jovens de 15 a 29 anos e representantes da sociedade civil interessados na temática. O encontro foi realizado na terça-feira (26), na sede da OAB com a participação de 250 pessoas.

A coordenação da conferência esteve a cargo do Conselho Estadual de Juventude (CEJ), com apoio da prefeitura de Rio Preto, OAB e ACIRP. “Precisamos dar protagonismo e inserir os jovens nas discussões das políticas sociais”, falou Juliano Borges, presidente do CEJ e coordenador estadual de Políticas Públicas para a Juventude.

Além do nosso município, se inscreveram para participar do encontro as cidades de Auriflama, Guapiaçu, Ibirá, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Nipoã, Novo Horizonte, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Paraíso, Poloni, Potirendaba, Tabapuã, União Paulista e Votuporanga. O evento foi um espaço para que os jovens pudessem debater e eleger propostas que vão contribuir e fortalecer as políticas públicas para a juventude. Foram eleitos, também, 50 delegados que vão representar a macrorregião na etapa estadual.

Governo e sociedade civil puderam definir demandas estratégicas para avançar na construção de uma política pública que atenda os anseios sobre temas que afetam diretamente os jovens, como cidadania, educação, trabalho, igualdade, saúde, cultura, comunicação, esporte, sustentabilidade, moradia, acesso à Justiça e Sistema Nacional da Juventude. Foram aprovadas 31 propostas, que serão encaminhadas e analisadas na Conferência Estadual, que acontecerá em Olímpia no mês de outubro.

“A participação popular é uma marca importante, precisamos ouvir e discutir propostas que garantam a efetivação de direitos e a qualidade de vida da nossa juventude. É de fundamental importância dar voz aos jovens e garantir a participação democrática deles em todo o processo de construção de políticas públicas que vão nortear as ações que serão ofertadas”, falou Helena Marangoni, secretária municipal de Assistência Social.

Informação: Secretaria de Assistência Social

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.