O Comitê Gestor de Prevenção às Queimadas de São José do Rio Preto-SP fez na segunda-feira (13) a primeira reunião de 2023, na sede da Defesa Civil de Rio Preto. Serviços permanentes de manutenção e ações preventivas na área da Floresta Estadual estão entre as estratégias anunciadas.
Neste primeiro encontro, foi realizado um balanço do trabalho executado em 2022 e traçados os primeiros planos para este ano, principalmente no que se refere à região da Floresta Estadual do Noroeste Paulista (FENP), onde no passado funcionou o IPA (Instituto Penal Agrícola).
“Já começamos a adotar estratégias visando a prevenção de incêndio de cada área que compõe aquela região, entre elas a manutenção dos aceiros e o contato com responsáveis por terras do entorno, para que eles também realizem trabalhos preventivos”, diz o diretor da Defesa Civil de Rio Preto, coronel Carlos Lamin, que coordena o comitê.
A criação dos aceiros na região da FENP foi uma das principais ações organizadas pelo comitê em 2022. Foram implantados quase 19 quilômetros lineares dessas estruturas, locais em que a vegetação é retirada de maneira planejada, criando corredores que dificultam a propagação de chamas e servem de caminho para veículos de combate ao fogo.
O primeiro encontro teve a participação de 15 pessoas, representando instituições como Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto), Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Fundação Florestal e Instituto de Pesca.
Informação: Daniel Martins / Pref. Rio Preto