Após dois anos fechado devido à pandemia de Covid-19, o Centro de Visitação do Jardim Botânico de Bauru-SP foi aberto novamente para a visitação do público neste mês. Além de todos os atrativos já conhecidos do Jardim Botânico, o Centro de Visitação reabre com uma nova atividade chamada "Árvore do Saber: frutos em formato de livro".
A proposta dessa ação é inspirada na "Feira do Livro Livre", realizada no Jardim Botânico pela Secretaria de Cultura desde 2012, que agora ganha um novo visual e uma nova dinâmica. Os livros serão dispostos como se fossem verdadeiros "frutos" da árvore, enfatizando a ideia de vida e saúde proporcionados pela leitura. Os visitantes poderão doar e coletar quantos livros quiserem, perpetuando assim um acervo rotativo. Gibis, romances, livros de poesia e muito mais podem ser doados para compor os "frutos" da árvore.
Livros em mau estado, apostilas de concurso, revistas velhas, livros técnicos e livros didáticos, por outro lado, não combinam com a Árvore do Saber. A Árvore do Saber é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru e está disponível ao público gratuitamente no Centro de Visitação do Jardim Botânico, todos os dias das 8h às 16h. A Árvore do Saber tem o apoio das empresas participantes do Projeto Amigos da Natureza do Jardim Botânico de Bauru.