Band Multi

Centro de Castração de Rio Preto entra em funcionamento

Meta é esterilizar 30 animais por dia

Por Hiltonei Fernando

Meta é esterilizar 30 animais por dia
foto: Fabrício Spatti/Pref. Rio Preto

A Secretaria do Bem-estar Animal de Rio Preto-SP deu início ao funcionamento do Centro de Castração, na quarta-feira (3), em prédio anexo ao Hospital Veterinário da Unirp. A meta é esterilizar 30 cachorros por dia, entre machos e fêmeas. 

O Centro de Castração vai atender cães machos e fêmeas cujos tutores preencheram a ficha de esterilização, disponível online pelo portal da Prefeitura, ou presencialmente no Poupatempo e na Prefeitura Regional Norte. Assim como nos mutirões, o animal fará o procedimento e o tutor ainda vai receber a medicação pós-cirúrgica para ser ministrada ao pet. A vigência do contrato é de 1 ano, no qual serão feitos cerca de 7 mil procedimentos.

“Mais uma política pública implementada em São José do Rio Preto. A castração é de extrema importância para diminuir o número de animais abandonados nas ruas da cidade, além de ajudar na prevenção de doenças. Com o Centro de Castração, o tempo de espera para castração vai ser menor ainda”, afirma a secretária do Bem-estar Animal de Rio Preto, Cláudia De Giuli.

O prefeito da cidade, Edinho Araújo, esteve presente para acompanhar o início dos trabalhos no Centro de Castração. O chefe do Executivo destacou o pioneirismo e a referência de São José do Rio Preto em relação ao bem-estar animal. “Ao administrar uma cidade, temos de ter uma visão ampla de todos os aspectos e os pequenos animais merecerem prioridade. A adoção de políticas públicas é uma conquista de toda a sociedade, pois transcende políticas partidárias, grupos e pessoas. E é isso que nós queremos para que Rio Preto avance e continue a ser referência.”

Além do centro cirúrgico, equipado com três mesas, o Centro de Castração conta com salas climatizadas para indução e recuperação pós-cirúrgica e de apoio administrativo. “Temos ainda um laboratório, para os exames pré-operatórios, pois temos de verificar se o animal tem condição de fazer a cirurgia”, explica o diretor do Centro, Halim Atique Neto. Na quarta-feira (3), dois cães foram esterilizados.

Os procedimentos serão agendados e caberá aos tutores a entrega dos cães, na parte da manhã, e a retirada dos pets, no período da tarde. 

Van

Uma van, comprada por meio de emenda do deputado estadual Itamar Borges, está sendo adaptada para o transporte de animais. O objetivo é, futuramente, usar o veículo para buscar animais cujos tutores residam em bairros distantes e não têm meios para transportar o animal. “Vamos decidir se falamos com as associações dos bairros ou fazemos a partir de um equipamento público, mas a ideia é que o tutor leve esse animal em um local combinado, no bairro, e depois busque ele no mesmo local, à tarde. A secretaria vai levar o pet até o Centro de Castração e depois entregá-lo ao tutor, já com a medicação”, explica Cláudia.

O Centro de Castração fica em prédio anexo ao Hospital Veterinário da Unirp, na Rodovia BR-153, s/n, km 69. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

Informação: Bianca Zaniratto/Secretaria de Comunicação

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.