O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente-SP realizou cerca de 100 atendimentos este ano de situações em relação ao aparecimento de morcegos em residências e outros estabelecimentos. O órgão orienta que é importante tomar medidas de segurança para evitar acidentes já que mordida de morcego pode provocar diversas consequências.
Conforme o gerente do CCZ, Thiago Patrício Ribeiro da Silva, para evitar Incômodo e animais com morcegos, evite sempre o contato direto com qualquer morcego, vivo ou morto: lembre-se qualquer espécie pode estar infectada com o vírus da raiva.
O gerente do CCZ orienta caso se constate a presença de um morcego em edificações, é importante procurar orientação especializada e proceda da seguinte maneira: Verifique os espaços abertos de entrada e saída dos animais no abrigo; feche gradativamente esses espaços, deixando apenas uma saída,
De acordo com o gerente, após a saída dos animais é importante vedar esse ponto provisoriamente (com jornais ou pano); No dia seguinte, antes de escurecer, retire esta vedação para a saída dos animais, que tenham eventualmente permanecido no abrigo, e feche novamente.
Informação: Secom PP