A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite foi encerrada no último dia 31 de outubro, com cobertura de 80,28%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95%, não foi atingida. Agora, as crianças voltam a receber a vacina contra a pólio conforme calendário de rotina. Em Rio Preto-SP, a cobertura vacinal contra Poliomielite em menores de um ano está em 85,9%, enquanto a de bebês de um ano está em 91,66%, ambas abaixo da meta do Ministério da Saúde de 95%. Já a cobertura vacinal das crianças de quatro anos está em 105,49%.
O Programa Nacional de Imunização (PNI) contempla em seu calendário vacinas que protegem contra três tipos de vírus causadores da pólio. A VIP é recomendada para crianças de 2, 4 e 6 meses de idade, enquanto a VOP é recomendada para crianças de 15 meses e 4 anos de idade. Ambas estão disponíveis nas 28 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
"Estamos com a maioria das vacinas do calendário de rotina com cobertura abaixo da meta. É importante que os pais e responsáveis procurem as unidades de saúde para colocar a vacinação em dia e protejam as crianças contra as doenças oportunistas. É a melhor forma de prevenção", afirmou a gerente de imunização Michela Barcelos.
Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação RP