A Campanha de Multivacinação lançada pelo Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade segue com diversas ações de conscientização em Presidente Prudente-SP, articuladas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). As principais imunizações a serem alcançadas, além da poliomielite, são as vacinas contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Nesta semana, os personagens Zé Gotinha e Maria Gotinha visitaram as Escolas Municipais Doutor Carlo Ceriani, no Humberto Salvador, e Vovó Silvéria, no Jardim Cobral, com a finalidade de despertar nas crianças a importância sobre a imunização.
A Escola Estadual Clotilde Veiga de Barros, no Jardim Santana, recebe os personagens nesta quarta-feira (04). Zé Gotinha e Maria Gotinha também já percorreram a área central de Prudente, como Calçadão, Shopping Villa Romana e Centro de Eventos IBC. As visitas dos personagens a locais de grande circulação e eventos acontecerá durante todo o mês de outubro.
Neste sábado (7), acontecerá o Dia D, com nove unidades de saúde abertas para atualização da carteira, das 8h às 16h. São elas: ESF Vila Marcondes, ESF João Domingos, ESF Humberto Salvador, ESF Primavera, UBS Santana, UBS Belo Horizonte, UBS Ana Jacinta, UBS Cohab e UBS Guanabara. Haverá visita dos personagens nas unidades, que percorrerão cada uma ao longo do dia.
Durante a semana, de segunda a sexta-feira, o município de Presidente Prudente conta com 27 salas de vacina disponíveis, que funcionam das 7h30 às 16h30.
Dados do Ministério da Saúde
Segundo informações do Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é atualizar as cadernetas de imunização e elevar as coberturas vacinais, reduzindo o risco de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis por vacina no Brasil. Entre os principais imunizantes, além da poliomielite, estão as vacinas contra hepatites, BCG e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
Os dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, no Estado de São Paulo, a cobertura vacinal contra a pólio ficou em 77%, abaixo dos 95% esperados. Para a BCG, que protege as crianças contra a tuberculose, a cobertura foi de 82%. Já a cobertura contra a febre amarela no estado ficou em 64%.
Informação: Secom PP