Band Multi

Bombeiros orientam sobre uso de fogos de artifício nas festas

Cresce procura pelos artefatos e aumenta também os riscos de acidentes

Por Ana Claudia Palacio

Bombeiros orientam sobre uso adequado de fogos
Bombeiros orientam sobre uso adequado de fogos
Ilustração

Muita gente celebra a chegada de um novo ano com fogos de artifício. Coloridos, barulhentos ou sem ruídos, os itens são parte dos festejos. E nesta época aumentam os riscos com acidentes. Por isso o Corpo de Bombeiros alerta para a importância de manusear os fogos com cautela.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina , entre 2008 e 2017,  5 mil pessoas precisaram de internação em hospitais, por manusear incorretamente os fogos de artifício. E conforme a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Pediatria, 23,8% dos acidentes envolvendo os fogos acontece com menores de idade. 45,2% das vítimas tem entre 19 e 59 anos e 28,8% tem mais de 60 anos.

Segundo o 1º Tenente do Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente, Marcos Antônio Machado Junior, os problemas mais comuns são queimaduras. E os cuidados para evitar acidentes são simples. A primeira orientação do Tenente Marcos Antônio é seguir as recomendações do fabricante que vem na embalagem. Não direcionar o produto para outras pessoas,  não tentar abrir em caso de falha, além de comprar em locais idôneos e com alvará. "No caso de crianças, estar atento à faixa etária de cada produto e sempre utilizar com a supervisão de um adulto”, esclarece. 

Em caso de queimaduras, o Corpo de Bombeiros orienta a lavar o ferimento em água corrente e acionar o serviço de saúde. Em casos mais graves ou de dúvidas acionar o 193.