A programação da Semana de Consciência Negra teve sequência na quinta-feira (17), com a sessão solene na Câmara Municipal de Bauru-SP de entrega do Prêmio "Zumbi dos Palmares". Foram homenageados o babalorixá José De Bara Figueiredo, a professora Idenilde de Almeida Conceição e a professora doutora Andresa de Souza Ugaya. Os três foram escolhidos pelo Conselho, por se destacarem na luta por justiça e combate ao racismo para uma sociedade mais democrática. E tiveram os nomes aprovados pelos vereadores.
O evento, promovido pelo Conselho da Comunidade Negra de Bauru e a Secretaria de Cultura faz alusão ao 20 de novembro, o "Dia da Consciência Negra", data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, escolhida por coincidir com a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes do Brasil, que enfrentou o sistema escravista pela libertação do povo negro.
Presidida pelo vereador Markinho Souza, presidente da Câmara, e secretariada pela vereadora Estela Almagro, a sessão contou com a participação do vereador Lokadora; do secretário de Cultura, Paulo Eduardo Campos, e a presidente Conselho Municipal da Comunidade Negra, Sebastiana de Fátima Gomes. E foi acompanhada por representantes do Conselho da Comunidade Negra, Conselho da Mulher de Bauru, Sindicato dos Jornalistas de Bauru, entidades ligadas aos professores, como Apampesp, Afuse, Apeoesp, além da CUT e OAB/Bauru.
A atração artística ficou por conta da cantora Ricca Luz e o músico Adriano Martins que apresentaram no plenário "Benedito Moreira Pinto", a performance denominada "Uma viagem ao mundo preto". A Semana da Consciência Negra prossegue nesta sexta-feira (18), com a exibição do filme "Quilombo 1984", de Carlos Diegues (A história Zumbi e Quilombo dos Palmares), às 16h, no Teatro Municipal "Celina Lourdes Alves Neves". A exibição será presencial e online transmitida no Youtube da Secretaria de Cultura. Na sequência haverá Roda de Conversa sobre "Educação Antirracista", com a participação da profª mestra Sebastiana de Fátima Gomes, presidenta do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, professoras do Estado, do Município, representantes da OAB e do Conselho.
No domingo (20), das 14h às 16h, Apoio ao Ato Inter-religioso do Dia Nacional da Consciência Negra e plantio de mudas de origem Africana, ambos na Praça África, localizada no quarteirão 6 da avenida Nações Unidas. Já a praça Kaingang, no Museu Ferroviário Regional (com entrada pela Rua Nóbile de Piero que antecede a Rua Gérson França), será palco de diversas atrações, começando pela Feira da Consciência Negra, a partir das 17h.
Em seguida, às 18h, "Oficina de Percussão e Roda Cirandeira, ministrada pelo percussionista Adílio Nascimento, a oficina visa desenvolver a prática percussiva básica de jovens e adultos (até 15 participantes), individual e coletivamente, fazendo uso de instrumentos típicos das baterias de escola de samba, mesmo este participante não tendo nenhum conhecimento musical. O ritmo desenvolvido na oficina será a Ciranda.
Depois, às 19h, os participantes da oficina de percussão farão um ensaio aberto, tocando cirandas clássicas, como Minha Jangada, Minha Ciranda, Preta Cira, dentre outras. O público será convidado a participar do ensaio, fazendo uma grande roda. E às 20h, apresentação da Banda Preto Básico - Pratas da casa, a banda Preto Básico apresenta o show “Uma Viagem pela MPB”. A banda, que é formada por 4 integrantes, transita por xotes, forrós, moda de viola, samba raiz e o fino da MPB, com arranjos ousados e interpretações marcantes.
Informações: Secom Bauru