Band Multi

Bauru: prefeitura consegue prazo maior para pagar dívida da Cohab

O prazo para pagamento subiu de 20 para 30 anos

Por Hiltonei Fernando

O prazo para pagamento subiu de 20 para 30 anos
O prazo para pagamento subiu de 20 para 30 anos
foto: bauru.sp.gov.br

A prefeitura de Bauru-SP informou que conseguiu um importante resultado para a negociação da dívida da Companhia de Habitação Popular de Bauru (Cohab). O Conselho Curador do FGTS, em reunião extraordinária nesta quinta-feira (7), aprovou o pedido do município para que o prazo de pagamento fosse ampliado de 20 para 30 anos. O secretário de Finanças, Everton Basílio, participou em formato virtual do encontro.

As tratativas começaram no início do ano, com a participação da prefeita Suéllen Rosim e também do presidente da Cohab, Alexandre Canova, e ainda com técnicos da companhia. No mês passado, o Conselho Curador do FGTS já tinha indicado positivamente ao pedido, agora confirmado. 

O valor total da dívida da Cohab com a Caixa é de aproximadamente R$ 1,7 bilhão, mas com os créditos que a companhia tem junto ao FCVS e FGTS, e ainda com outros descontos, o montante fica em R$ 470 milhões. A prefeitura negocia com a Caixa a possibilidade de que este valor seja menor, conforme apresentado por técnicos da Cohab junto ao banco, após análise de contratos antigos. 

O valor final, portanto, ainda pode cair, beneficiando o município, acionista majoritário da companhia de habitação. A prefeita da cidade, Suéllen Rosim, afirmou que o resultado é muito importante para Bauru, mas as negociações ainda seguem.