Os meses de agosto e setembro são considerados época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados. A Secretaria de Saúde, através do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) de Bauru-SP, realiza ações permanentes de combate à proliferação de escorpiões, mantendo atenção redobrada nesse período.
A colaboração da população é necessária, e as pessoas devem evitar acúmulo de materiais inservíveis e restos de madeira, entre outros. Estes materiais devem ser descartados corretamente, nos Ecopontos. A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) também recolhe estes materiais, com o caminhão ‘Cata Treco’, que vai até o imóvel mediante solicitação feita na secretaria.
O diretor do Departamento de Saúde Coletiva (DSC), Ezequiel Santos, explica que “o trabalho de rotina da Secretaria de Saúde envolve vistorias após o recebimento de denúncias, e também o trabalho de busca ativa em pontos críticos, especialmente os cemitérios, com equipes que atuam no período noturno para a identificação e captura dos escorpiões”, afirma. A Emdurb, que gerencia os cemitérios municipais, também contribui, com a manutenção e limpeza dos espaços.
MAIS DE 34 MIL ESCORPIÕES CAPTURADOS
No período de janeiro a agosto deste ano foram capturados 1.161 escorpiões em residências e 33.406 nos cemitérios do Jardim Redentor, Cristo Rei e São Benedito, gerenciados pela Emdurb. Ao todo são 34.567 escorpiões capturados na cidade neste ano. No período de janeiro a junho foram registrados 85 acidentes com escorpiões, a maioria dentro de residências, mas também foram registradas ocorrências em quintais, terrenos baldios, via pública, construções abandonadas, entre outros.
Informações: Secom Bauru