A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Saúde Coletiva de Bauru-SP, informou na tarde de terça-feira (11), que a cidade registrou mais 781 novos casos de dengue, no período de 8 a 14 de janeiro. Assim, o município totaliza este ano, até o momento, 3.238 casos autóctones de dengue, sendo 43 casos com sinais de alarme, 10 casos importados e três mortes pela doença. Outros 2.904 casos suspeitos estão sendo investigados. A Vigilância Epidemiológica investiga outros quatro óbitos suspeitos.
De acordo com a pasta, a morte confirmada é de um homem, de 87 anos, com início dos sintomas no dia 15 de março e morreu no dia 24do mesmo mês. O paciente foi atendido nos serviços municipal e estadual, e não possuía histórico recente de deslocamentos a outros municípios, o que caracteriza o caso como autóctone. Os demais óbitos confirmados, já divulgados, ocorreram em 18/02, de uma paciente do sexo feminino de 15 anos, e em 13/03, de uma paciente do sexo feminino de 9 anos.
COMBATE
A Secretaria de Saúde segue com ações de orientação aos moradores, eliminação de criadouros e a nebulização em áreas com casos positivos. A prefeitura de Bauru pede a colaboração da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como latas, pneus, potes e garrafas, que devem ser levados aos Ecopontos, e ainda verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Nas últimas semanas, foi realizado um mutirão em todas as regiões do município para recolher materiais que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito Aedes aegypti, com o recolhimento de 380 toneladas de materiais. No entanto, a população deve seguir colaborando, com a eliminação correta de recipientes que possam acumular água. Já a Secretaria das Administrações Regionais (Sear) realizou um mutirão de fiscalização de terrenos sujos, com a notificação aos proprietários, e aqueles que não fizerem a limpeza, receberão multa.
Informação: Secom Bauru