Band Multi

Atletas do Jomi são surpreendidos com mensagens de alunos

As mensagens foram colocadas na chegada às escolas

Por Hiltonei Fernando

As mensagens foram colocadas na chegada às escolas
foto: Marcos Morelli/Pref. Rio Preto

As delegações de atletas do 25º Jogos da Melhor Idade (Jomi) que estão chegando em Rio Preto-SP para disputar as finais estaduais da competição nesta semana são recebidas de forma atenciosa e carinhosa nas escolas que servem de alojamento. Pensando, principalmente no desenvolvimento das relações intergeracionais, as escolas trabalharam atividades com os alunos na última semana e deixaram mensagens para os visitantes.

A Escola Municipal Norberto Buzzini, localizada no Jardim Yolanda, preparou uma cesta de recadinhos-surpresa para os atletas. “A ideia surgiu durante a atividade que antecedeu o período da estadia deles. Estávamos trabalhando com os alunos o porquê eles não viriam à escola nestes dias, como seriam os jogos e quem estaria aqui. A partir daí cada criança produziu uma mensagem especial”, explicou a diretora da escola, Patrícia Acosta Fernandes Camacho.

A unidade, que atende 395 alunos de 1º a 5º ano, desenvolveu várias atividades envolvendo a cidade de Lençóis Paulista, cidade que está alojada lá. Pesquisas sobre a localização geográfica, população, clima, foram estudados pelos alunos na última semana.

A Escola Professora Olga Mallouk Lopes da Silva, no Jardim Simões, espalhou cartazes feitos pelos alunos nos corredores da escola que está recebendo a delegação de Guaíra. “Trabalhamos bastante com as crianças a valorização das relações e a importância do respeito mútuo. É uma oportunidade para troca de experiências e colocar em prática o que ensinamos em sala de aula. Sobre essa relação intergeracional, eles já vivem em casa antes de viver em sociedade”, explicou a diretora Marta Fonseca.

As ações foram desenvolvidas pensando no bem-estar e acolhimento dos atletas, tendo as crianças como anfitriãs. Mensagens ou cartazes de boas-vindas ou boa sorte foram recebidos com surpresa pelos visitantes.

Anadir Alves Moreira, de 81 anos, que compete na categoria de dança de salão, participa pela primeira vez dos jogos e está alojado na EM Dr. Norberto Buzzini. “A sensação de chegar e receber esta cartinha foi de muito carinho. Nos preparamos bastante para esta competição e o sentimento é de gratidão a todos os alunos que se preocuparam em nos acolher”, disse o atleta.

Sônia Ferrari, de 65 anos, atleta de São Bernardo, também agradeceu a receptividade. “Fiquei muito emocionada e feliz em ver que a escola envolveu também os alunos em todo esse evento”, contou.

O painel interativo que os alunos da EM Prof.ª Olga Mallouk preparam já começou a ganhar respostas dos atletas para os alunos. “Quando retornarem às aulas na próxima semana, nossas crianças também serão surpreendidas de forma carinhosa”, finalizou a diretora Marta Fonseca.

Sobre os JOMI

Os jogos são coordenados pela Secretaria Estadual de Esportes em parceria com a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes. As competições são realizadas em formato de uma olimpíada regional, nas categorias feminino e masculino. Ao final de cada partida são classificados apenas os dois primeiros colocados de cada categoria.

As disputas já estão sendo realizadas e vão até sábado (9), em diversos locais como o Complexo Esportivo Dr. Wilson Romano Calil “Ginásio 19 de Março”, Complexo Esportivo Dr. Wilson Romano Calil, Ginásio Natalone, Centro Regional de Eventos, entre outros.

Rio Preto participa em todas as 14 modalidades disputadas nos JOMI: atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

Informação: Josy Caetano/Secretaria de Educação

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.