Teve início na manhã de terça-feira (24) a tão aguardada 11ª Aquishow Brasil, a maior feira de negócios e conhecimentos da aquicultura nacional. Realizada no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental, do Instituto de Pesca (IP-APTA), em Rio Preto-SP, a Aquishow é uma realização da Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União (PeixeSP), em parceria com as secretarias de Agricultura do município e do estado.
Dezenas de autoridades municipais, estaduais e federais participaram da cerimônia oficial de abertura. O prefeito Edinho Araújo abriu a cerimônia logo cedo. “Comecei minha vida pública em Santa Fé do Sul, que até aqui sediou a Aquishow. Agora, neste momento histórico, tenho a honra de receber em Rio Preto este grande evento, que é a vitrine do trabalho e do desenvolvimento realizado pelo setor da psicultura ao longo dos últimos anos”, declarou.
A transferência de sede da feira entre os municípios se deu por conta de sua expansão e, consequentemente, pela necessidade de maior infraestrutura para receber os visitantes vindos de diversas regiões do País e do mundo.
“Nossa expectativa é que ao longo do evento sejam movimentados cerca de R$ 80 milhões em negócio, além dos que se estenderão até a próxima edição”, adiantou Emerson Esteves, presidente do conselho deliberativo da PeixeSP. “Estamos muito felizes e gratos com a receptividade da cidade ao evento, que contou com todo apoio do poder público local”, completou o organizador da feira.
Estima-se que 5 mil pessoas passem pelo Instituto de Pesca ao longo do evento, contingente que também movimenta o setor hoteleiro, de restaurantes e bares, transportes, entre outros. Diretamente, estão sendo gerados 350 postos de trabalho.
Em sua fala, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado Francisco Matturro destacou o investimento no fomento à piscicultura. “O governo estadual destinou R$ 102 milhões à área de pesquisa, incluindo as realizadas no Instituto de Pesca em Rio Preto, pois é uma aposta certeira no futuro”, destacou.
Durante o evento foram realizadas as assinaturas de portarias para criação do Laboratório de Melhoramento Genético e do Centro de Pecuária Sustentável; sobre o estabelecimento de atribuições nas Unidades Básicas de Ciência e Tecnologia do Instituto de Pesca; e a autorização de início de obras de reforma e expansão estrutural dele.
Ainda na cerimônia de abertura, a secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de São Paulo Marina Bragante concedeu à Aquishow um APL – Arranjo Produtivo Local. “Estamos reconhecendo assim a importância e a potência da piscicultura para o Estado, fomentando a cooperação em toda a sua cadeia de produção”, destacou.
Também estiveram presentes o secretário municipal de Agricultura Pedro Pezzuto; o diretor de agronegócios da Acirp André Luis Seixas; a diretora do Instituto de Pesca Cristiane Neiva; a gerente regional do Sebrae, Iroá Arantes; o deputado estadual Itamar Borges; a presidente-executiva da PeixeSP e organizadora da Aquishow Marilsa Fernandes e o secretário de Aquicultura e Pesca do MAPA Jairo Gund.
O evento tem o apoio da Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e do Governo Federal, por meio do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além do patrocínio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
A Aquishow Brasil
Ao todo, serão quatro dias de evento. Até quinta-feira, dia 26/5, o público poderá conferir uma extensa programação de palestras, minicursos, encontro acadêmico, premiações, competições, workshop e painel.
No mesmo período, os visitantes poderão conferir 111 estandes comerciais, uma represa de 5 mil metros quadrados e um showroom de mais de um hectare com dezenas de viveiros escavados, revestidos e de terra.
O formato inédito de unidade demonstrativa possibilitará aos visitantes conhecer e comparar máquinas e equipamentos usados no processo produtivo.
Na sexta-feira (27), haverá apenas visita guiada aos tanques-redondos da Fisher Piscicultura, em Riolândia (SP). Os participantes receberão alimentação e transporte, com saída de Rio Preto, às 7h e previsão de retorno às 15h30.
Ascom