Será que é o fim do perrengue de quem precisa carregar o celular com urgência e não encontra um carregador compatível na hora do desespero? Segundo o vice-presidente de marketing da Apple, sim! Greg Joswiak, durante um evento de tecnologia promovido pelo jornal norte-americano The Wall Street, afirmou que a empresa irá fabricar as próximas gerações de Iphones com a porta de entrada USB-c, a mesma utilizada pelos aparelhos celulares Android, e abandonará a entrada atualmente utilizada, a chamada “lightning”, que é exclusiva dos iPhones.
Na Europa, já existe uma norma aprovada pelo Parlamento Europeu, onde é obrigatório a padronização para os carregadores de celular, que deve ser modelo universal com a porta de entrada USB-c. A medida será obrigatória em 27 países da União Européia a partir de setembro de 2024.
A mudança que a Apple fará nos próximos lançamentos será por pressão à necessidade de adequação da decisão europeia, e não por escolha própria da empresa. O design dos carregadores sempre foi desenvolvido pelos engenheiros da empresa, sem levar em consideração as recomendações das legislações.
Para a Apple, segundo Joswiak, a questão dos carregadores poderia ser facilmente resolvida com o uso dos adaptadores, também comercializados pela gigante. Porém, esse é exatamente o ponto onde a Europa pressiona a empresa, pois a idéia é que os consumidores não tenham a necessidade de comprar mais um item e gerar ainda mais lixo eletrônico.