Alunos da Escola Técnica Estadual (ETEC) de Presidente Prudente-SP, desenvolveram um composto natural à base de plantas que pode ser usado como inseticida na lavoura e que ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue. Ele funciona como um repelente natural que pode ser feito em casa
De acordo com os professores responsáveis pelo curso, o Nim, uma espécie de planta que chegou ao Brasil em 1992, tem propriedades riquíssimas, entre elas, a de ser um poderoso inseticida natural. É com as folhas da árvore, que os alunos da escola criaram o composto que ajuda a matar pragas e mosquitos. O processo consiste em macerar as folhas com água para liberar as propriedades.
Isso pode ser feito no liquidificador ou com pilão. Depois de descansar, o líquido pode ser aplicado diretamente sobre as verduras na horta. Além, de ser uma alternativa ao uso de produtos químicos na agricultura, o composto pode ser usado no combate à dengue. O caldo feito com as folhas de Nim funciona como um repelente natural. Além de não trazer prejuízo à saúde, é uma solução barata e eficaz no combate à doença. E dá para fazer em casa. Se não encontrar as folhas de Nim, pode usar no lugar folhas de Santa Bárbara.
Os alunos dos cursos técnicos em Agropecuária e em Florestas, que participam do projeto, têm papel importante para disseminar conhecimento e ajudar no combate ao mosquito da dengue.