Band Multi

Alunos de Agudos são destaque na Olimpíada Brasileira de Robótica

Eles conquistaram sete medalhas em 2022

Por Hiltonei Fernando

Eles conquistaram sete medalhas em 2022
foto: divulgação

Alunos da Escola Sesi Agudos-SP tiveram desempenho de destaque na edição 2022 da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Modalidade Teórica. E já se preparam para fazer bonito em 2023. 

Eles conquistaram 28 premiações, sendo 7 medalhas de ouro, 5 de prata e 15 de bronze, além de uma menção honrosa. A competição reúne estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil e tem o propósito de desenvolver novos talentos na Robótica, bem como divulgar aplicações, possibilidades, produtos e tendências da área no Brasil e no mundo. 

E 2023 também promete. Em junho, a escola participou novamente do evento e já classificou 8 alunos do Ensino Médio para a 2ª fase nacional: Cauã de Melo Soares Pinto, Gabriel Henrique Lucio da Silva, Maria Eduarda Rodrigues; Nicolas de Alencar Lirolla, Pedro Daniel Sanciani Galego, Pedro Henrique Oliveira de Siqueira, Roberto Aparecido Pereira da Silva Neto e Vitor Hugo Viana. A prova acontece nesta sexta-feira (11). 

A competição ocorre anualmente e é organizada por professores, cientistas e doutores na área de Robótica e tecnologia de universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.  

“As medalhas concedidas pela OBR são formas de reconhecer e estimular o estudo da área de Robótica, pois ser medalhista na modalidade teórica abre portas em universidades públicas ou privadas que, atualmente, utilizam esse critério para permitir o acesso aos seus cursos”, argumenta a Orientadora de Educação Digital, Patricia Mattioli. Já o diretor da unidade escolar, Marcos Vinícius Meneguel Donati, ressalta que anualmente o Sesi Agudos é agraciado com aumento significativo de alunos medalhistas na competição.  

Robótica no Sesi 

A Robótica Educacional, presente na rede Sesi-SP de Ensino desde 2009, amplia significativamente o desenvolvimento dessas habilidades, além de promover a integração entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Também com vistas às necessidades do mundo contemporâneo, tanto o Programa de Robótica Educacional que atende todo Ensino Básico com aulas, torneios e olimpíadas específicas para cada faixa etária, quanto as aulas de Lógica de Programação oferecidas no Ensino Fundamental I buscam o desenvolvimento de competências que vão além do letramento digital. 

Atividades como desenvolvimento de games e aplicativos mobile, aplicação de tecnologias de Inteligência Artificial e construção e programação de robôs promovem habilidades que podem ser aplicadas em qualquer situação de vida do indivíduo, pois desenvolvem o raciocínio estruturado para a resolução de problemas a partir da exploração de estratégias como experimentação, prototipagem e simulação, decomposição e abstração, reconhecimento de padrões e recursividade, automação e depuração, metacognição e tudo isso somado a competências socioemocionais para o desenvolvimento do trabalho em grupo, efetividade em comunicação (produção e recepção), reformulação do entendimento sobre o conceito de “erro”, adaptabilidade, resiliência e criatividade. 

Além disso, as escolas do Sesi-SP também ofertam vagas para um curso gratuito de programação e robótica voltado exclusivamente para alunos da rede pública de ensino com idade entre 8 e 15 anos.

Informação: Ascom/Sesi

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.