Band Multi

Agentes encerram curso técnico do Ministério da Saúde

São profissionais da Atenção Básica

Por Hiltonei Fernando

São profissionais da Atenção Básica
São profissionais da Atenção Básica
Foto: Marco Aurélio Barbosa/Secretaria de Comunicação

Os 241 agentes de saúde que participaram dos Cursos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias receberam certificado de conclusão, em cerimônia realizada na quarta-feira (11), no Teatro Paulo Moura, em Rio Preto-SP.

Os cursos integram o Programa Saúde com Agente, uma iniciativa da Política Nacional de Educação para a Saúde, do Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Os agentes atuam nas 29 unidades básicas de saúde de Rio Preto, sendo 207 agentes comunitários de saúde (ACS) e 34 agentes de combate às endemias (ACE). O curso foi realizado de forma remota e teve duração de 10 meses, com carga horária de 1,2 mil horas/aula. Durante as aulas, os estudantes tiveram preceptores, supervisores e tutores para auxiliar nas tarefas.

“Esse curso é de extrema importância, porque foi o primeiro de nível profissionalizante com reconhecimento do Ministério da Saúde, com formação técnica dos agentes de saúde e isso qualifica o trabalho de campo deles”, afirmou a assessora especial da Secretaria de Saúde, Paula Sodré.

Com o certificado do Ministério da Saúde, de acordo com as suas especificidades de atuação, os agentes passam a ter nível médio e passam a ser chamados de Técnicos em Agente Comunitários de Saúde (TACSs) e Técnicos em Agente de Combate às Endemias (TACEs).

“Com o curso, os agentes comunitários de saúde conquistaram novas habilidades e estão aptos a realizar atribuições diversas, entre elas aferir a pressão arterial, no caso do técnico em agente comunitário de saúde, e identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local, no caso dos técnicos em agente de combate às endemias”, afirmou Paula Sodré.

A cerimônia de encerramento do curso teve a presença do prefeito Edinho Araújo, do secretário da Saúde, André Baitello, do deputado estadual Itamar Borges, além de vereadores e técnicos da Secretaria de Saúde.

Informação: Letícia Greco/Secretaria de Comunicação Social