Em um novo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Adamantina-SP, na manhã desta segunda-feira (23), mostra que a cidade chegou a marca de 416 casos confirmados de dengue em 2022. Outros 1.249 casos foram notificados, 580 aguardam a chegada do exame e 253 foram descartados. Duas mortes seguem em investigação.
O Departamento de Controle de Vetores está atuando nas estratégias de saúde do Dorigo promovendo a nebulização nos locais em que há casos confirmados. Além disso, os profissionais estão fazendo as visitas de rotina tendo como foco acabar com os criadouros.
De acordo com a chefe de Controle de Vetores, Francine de Brito Alves, é importante receber a equipe de nebulização e seguir as orientações que antecedem a aplicação do adulticida, pois evitando criadouros e matando os mosquitos que já estão contaminados o avanço dos casos poderá ser contido.
Entre os principais sintomas da doença estão: febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. “Diante de algum sintoma, procure imediatamente atendimento médico, porque a dengue pode matar”, orienta Francine.
A prefeitura de Adamantina-SP pede que a população colabore mantendo os quintais limpos.