Ex-prefeito de Vinhedo vai ter que pagar condomínios de terrenos de propina

Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou decisão tomada em 1ª instância contra Milton Serafim. Prefeito recebia lotes em um esquema de liberação para novos bairros na cidade

Tiago Prudente

Blog do Prudente

Quer saber os bastidores da política? Aqui você confere tudo o que rola nas mais diversas esferas do poder. Jornalismo isento com opinião onde importa. No Blog do Prudente você entende de forma objetiva o que rola no mundo político. Um canal para você ficar conectado sem perder tempo.

Milton Serafim, ex-prefeito de Vinhedo
Milton Serafim, ex-prefeito de Vinhedo
Divulgação/Prefeitura de Vinhedo

O ex-prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, vai ter que pagar os condomínios atrasados dos terrenos que recebeu de propina. O Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a decisão da primeira instância da Comarca de Vinhedo. A dívida, em 2019, girava em torno de 400 mil reais.

Serafim alegava no processo que não podia ser cobrado já que os terrenos alvo de processos na justiça não podiam ser vendidos. O Tribunal entendeu que, mesmo diante desse impedimento no período, o ex-prefeito podia usufruir dos terrenos e, portanto, precisa pagar os condomínios atrasados.  Os pagamentos são referentes até 2016, quando Milton Serafim perdeu os terrenos em um processo de improbidade administrativa.

O escândalo

Em 2005 foi revelado que Milton Serafim exigia terrenos como propina para a liberação de novos condomínios na cidade. O ex-prefeito chegou a ser preso em 2005. Em 2016 o Supremo Tribunal Federal confirmou a condenação dele e dos ex-secretários municipais Marcos Leite e Alexandre Tasca por improbidade administrativa.

Outro lado

O Blog do Prudente tentou contato com o ex-prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, mas não conseguiu. O espaço segue aberto.