Blog do Prudente
Quer saber os bastidores da política? Aqui você confere tudo o que rola nas mais diversas esferas do poder. Jornalismo isento com opinião onde importa. No Blog do Prudente você entende de forma objetiva o que rola no mundo político. Um canal para você ficar conectado sem perder tempo.
No fim de semana o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), postou vídeos ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Esse foi o primeiro movimento do prefeito de colar a figura dele ao bolsonarismo raiz. Estrategistas políticos podem apontar que esse é o melhor caminho para eleição, mas quem realmente ganha com a polarização?
Imagino que marqueteiros vão cravar que quem ganha é Dário já que Campinas é uma cidade bolsonarista. Porém, faço o seguinte questionamento: Campinas é mesmo uma cidade bolsonarista ou antipetista?
Se analisarmos a eleição presidencial na cidade a resposta seria que a maioria é bolsonarista, mas se analisarmos a eleição municipal - em que Dário foi eleito, é possível colocar muitas dúvidas nessa certeza. Dário tinha um discurso moderado e de muita responsabilidade com a pandemia. Ou seja, antagônico com o Bolsonarismo e mesmo assim foi eleito. Eleito pela esquerda? A resposta é, sem medo de errar, não. Pelos eleitores de centro e pelos antipetistas. O bolsonarismo era forte, mas ficou de lado porque não tinha um candidato representando essa parcela do eleitorado. Cenário parecido com o desse ano. O importante era impedir o PT.
Dário tem conseguido agradar o bolsonarismo sem ser bolsonarista (colou sua imagem com Tarcísio) e de quebra ter uma grande margem para avançar para o eleitor de centro. A fórmula perfeita para uma reeleição tranquila, mas pelo jeito tem amigo do prefeito que tá mais para inimigo. Fico pensando: quem teve essa brilhante ideia? Dário já conseguiu isolar a esquerda e unir a centro-direita na cidade. Não existe justificativa nenhuma para esse movimento.
Colar a figura de Dário a Bolsonaro só ajuda o PT. A polarização é perfeita para tirar o foco da cidade. Ideal para desviar a atenção daquilo que o prefeito realizou. Dário entregou e vai entregar grandes obras para Campinas. As chamadas obras que dão voto. O PT deve estar soltando fogos de artificio. Dário deu a munição que eles queriam. Podem até não levar a eleição em outubro, mas podem impedir uma vitória do prefeito em 1º turno. Vão usar com tudo o sentimento antibolsonarista. A tentativa é fazer que o eleitor de centro não vote em Dário, talvez nem vote no PT, mas a chance é que ele migre para um 3º candidato. Números que podem definir um 1º turno.
O presidente Bolsonaro tem uma grande base de apoio, mas a verdade é que ninguém sabe o que vai acontecer por causa das investigações da tentativa de golpe. Quem pode realmente sofrer o golpe na urna é o prefeito e até mais. O Bolsonarismo raiz já provou ser perigoso. Acabou com muitos políticos "aliados" por aí que acharam que podiam se aproveitar ou se aproximar. Exemplos não faltam. Talvez o prefeito seja mesmo candidato a refém do bolsonarismo. Essa escolha é ele quem vai fazer.