Viracopos tem maior movimentação de carga registada e pode superar marca de 2021

Viracopos é o maior aeroporto em importação de carga do país, movimentando 40% de toda a carga aérea que chega ao Brasil

*Rafaela Oliveira

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou alta de cerca de 5% na movimentação de cargas nos primeiros sete meses do ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse aumento coloca o período como o melhor da história em volume de cargas processadas, podendo superar o recorde anual de cargar atingido em 2021. 

Entre janeiro e julho, Viracopos recebeu 210.163 toneladas de carga contra 200.079 toneladas do mesmo período de 2021. Comparado com 2020, período de pandemia, essa diferença é ainda mais gritante, com 131.747 toneladas movimentadas. 

Em 2021, Viracopos apresentou recorde histórico de movimentação de carga. A concessionaria prevê, com base nos resultados deste ano, que o aeroporto supere essa marca. O aeroporto processou um total de 364,3 mil toneladas de carga no ano passado.  

O resultado dos primeiros sete meses deste ano foi alavancado pelo aumento das movimentações na importação, na exportação, nas cargas domésticas (nacionais) e nas remessas expressas. 

Neste período, se destacaram, novamente, os setores farmacêutico, metalmecânico, químico, de tecnologia, automotivo e de vestuário. Atualmente, Viracopos é o maior aeroporto em importação de carga do país, movimentando 40% de toda a carga aérea que chega ao Brasil.  

Importação e Exportação 

Na importação, houve alta de 6% nos primeiros sete meses de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com um total de 88.631 toneladas que chegaram ao país pelo TECA (Terminal de Carga) de Viracopos. 

Já na comparação apenas entre os meses de julho de 2022 e julho de 2021, houve alta de 7% com um total de 13.526 toneladas que chegaram ao país por Viracopos ante 12.640 toneladas de julho de 2021. 

A exportação também apresentou resultados positivos, com alta de 12,6% nos primeiros sete meses de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram registradas 66.700 toneladas de carga saindo do país por Viracopos de janeiro a julho deste ano ante 59.236 de janeiro a julho de 2021.  

TECA Viracopos 

Viracopos encerrou o ano de 2021 com recorde histórico de movimentação de carga (em peso) para um ano. O aeroporto processou um total de 364,3 mil toneladas de carga no ano passado, somadas as áreas de importação, exportação, remessas expressas (courier) e cargas nacionais.  

Em 2020, Viracopos conquistou um certificado internacional que credenciou o terminal a se tornar um dos principais aeroportos da América Latina a importar e exportar produtos da indústria farmacêutica. 

Além disso, passou a ser reconhecido como operador global de cargas de produtos farmacêuticos, após obeter certificação global CEIV PHARMA (Center of Excellence for Independent Validators in Pharmaceutical Logistics), emitida pela IATA (International Air Transport Association). Certificado tem por objetivo auxiliar as organizações e toda a cadeia de fornecimento de carga aérea a atingir a excelência na logística de produtos farmacêuticos.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.   

 
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.