Band Multi

Vigilância Sanitária interdita clínica de repouso clandestina e retira 12 idosos do local

Espaço apresentava problemas estruturais, além de ausência de prontuários e contratos

Por Da redação

Vigilância Sanitária interdita clínica de repouso clandestina e retira 12 idosos do local
Foto/Guilherme Celegato

A Vigilância Sanitária de Campinas (SP) interditou uma casa de repouso clandestina e retirou 12 idosos da clínica, que fica na Vila Marta. A ação ocorreu por volta das 9h30 desta sexta-feira (6). O espaço apresentava problemas estruturais, além de ausência de prontuários e contratos.

Dois dos idosos foram levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até unidades de pronto atendimento (UPAs), para serem examinados. Os demais terão a realocação verificada pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, após análises dos estados de saúde. 

A Prefeitura de Campinas também está em contato com os familiares dos idosos.  Caso seja necessário, todos poderão ser recebidos em outras clínicas de confiança no município.

Foi constatada uma série de problemas na casa, entre elas, condições físicas inadequadas, falta de prontuários para acompanhamento, ausência de documentos dos idosos e inexistência de contratos com os responsáveis. Além disso, havia somente um chuveiro para todos os residentes, ou seja, precariedade nas condições de higiene.

A instituição de longa permanência para idosos (ILPI) clandestina é de responsabilidade da Casa de Repouso Lírios da Paz, que é alvo da Justiça e teve o terceiro espaço fechado desde 2021: o primeiro foi no Jardim São Gabriel (maio de 2021) e, o segundo, no Santa Odila (maio de 2022). A ação ocorreu após uma medida judicial concedida pelo Judiciário ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

A interdição teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Conselho Municipal de Idosos (CMI), polícias Civil e Militar, e Guarda Municipal.

A Prefeitura de Campinas informou que continuará acompanhando a situação e prestando o apoio necessário aos idosos.

Tópicos relacionados