Vigilância identifica primeiro morcego positivo para raiva de 2025 em Jundiaí

Prefeitura já divulgou medidas no bairro para orientação aos moradores

*Daniel Rosa

Morcegos são animais protegidos por lei e não devem ser agredidos ou mortos
Reprodução/PMJ

A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), identificou o primeiro caso de morcego positivo para raiva em Jundiaí (SP) em 2025. O morcego, da espécie Myotis albescens, comum no município e insetívoro, foi encontrado dentro de um imóvel residencial na Vila Rio Branco. 

O morcego não teve contato com humanos, e os animais domésticos do local estão sendo monitorados. A detecção foi feita a partir de uma demanda recebida pelo 156, número da central de atendimento ao cidadão. Em 2024, foram registrados dez casos de morcegos positivos para raiva no município, enquanto em 2023 o número foi de 17. 

A Prefeitura de Jundiaí (SP) informou que esta semana o bairro receberá reforço das medidas previstas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva, com orientações aos moradores, estabelecimentos veterinários e Unidade Básica de Saúde Vila Rio Branco.  

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.