Videomonitoramento evita furto de cabos na Estação BRT Pompeia, em Campinas

Das três pessoas envolvidas no crime, duas foram detidas em flagrante

Por Da redação

Videomonitoramento evita furto de cabos na Estação BRT Pompeia, em Campinas
Ao menos três pessoas participaram do crime
Divulgação

Uma tentativa de furto de cabos elétricos na Estação Pompeia, em Campinas (SP), foi coibida graças ao sistema de monitoramento e segurança eletrônica nesta quarta-feira (30). Das três pessoas envolvidas no crime, duas foram detidas em flagrante.

As câmeras de monitoramento flagraram três pessoas tentando  "puxar" os cabos do BRT, então uma equipe da Guarda Municipal (GM) foi acionada. Em cerca de 10 minutos os agentes chegaram no local e deteram um homem e uma mulher. O terceiro suspeito fugiu.

Segundo a corporação, essa foi a segunda tentativa de furto do grupo no local. Eles já haviam danificado o concreto, que foi restaurado pelas equipes da Emdec e estava em processo de cura, quando houve a nova tentativa.

A estação chegou a ficar inoperante, temporariamente, mas já foi restabelecida. Quanto à dupla, ambos foram encaminhados ao 2º Distrito Policial                                                                           

Outras duas estações recebem videomonitoramento

Nesta semana, outras duas estações BRT receberam o sistema de monitoramento por câmeras: Bela Aliança e Bandeirantes, que compõem o Corredor BRT Campo Grande, na avenida John Boyd Dunlop.

Agora, 21 estações e terminais do BRT contam com o videomonitoramento, que funciona 24 horas: estações João Jorge, Mário Gatti, São Bernardo, Parque Industrial, Anhanguera, Vila Rica, Rodoviária, Bonfim, Alberto Sarmento, Vila Teixeira, Aurélia, Garcia, Londres, PUCC / Roseira, Pompéia, Cidade Jardim, Aurocan e Jardim Miranda, além do Terminal Mercado. Todos os pontos contam com sinalização informativa sobre a presença das câmeras, conforme prevê a legislação. 

As imagens são observadas pela central de monitoramento instalada na sede da Emdec. O sistema ajuda a identificar situações de evasão de tarifa, furtos e atos de vandalismo. Além do videomonitoramento, o trabalho preventivo envolve rondas diárias realizadas pelas equipes de segurança patrimonial.

Como denunciar

A população pode relatar ocorrências de vandalismo contra as infraestruturas do transporte e de mobilidade diretamente para a Emdec, pelos canais do Fale Conosco Emdec - telefone 118, portal (www.emdec.com.br/faleconosco) e, também, pelo WhatsApp (19) 3731-2910 e chatbot Emdec, disponível na página inicial do site da empresa. Denúncias que envolvem a segurança pública são recebidas pela Guarda Municipal, pelo telefone 153.

Tópicos relacionados