VÍDEO: Pastor é surpreendido por onça-parda durante pregação em mata de Vinhedo

"Jesus, tira essa onça daqui, Jesus. Tira essa onça daqui, meu Deus", diz o pastor conforme o felino se aproxima

Da Redação

Um pastor de 19 anos foi surpreendido por uma onça-parda enquanto pregava de forma online em uma área de mata do Jardim Melle, em Vinhedo (SP). Apesar do susto, o animal não feriu o jovem, que manteve a calma e gravou toda a interação inusitada (veja o vídeo completo acima).

O caso aconteceu no último domingo (20) e foi divulgado hoje (22). O vídeo mostra que, conforme Paulo Henrique Barreto da Silva via o felino se aproximando, ele pedia com o tom de voz baixo e segurando o aparelho por onde gravava a pregação: 

Jesus, tira essa onça daqui, Jesus. Tira essa onça daqui, meu Deus. Olha, igreja, a onça ali.

De acordo com a prefeitura, os moradores da região dos Sete Bairros relataram ter visto uma onça-parda no Jardim Miriam, próxima a várias residências. Entretanto, o executivo destacou que, até o momento, nunca houve relatos de ataques de onças a pessoas na área. 

Especialistas em vida selvagem afirmam que as pessoas verem onças-pardas não é incomum, devido à existência de um amplo corredor verde que elas percorrem. A onça-parda é um felino nativo da nossa região e é conhecida por sua pelagem característica e agilidade.

O que fazer caso veja uma onça? 

A orientação das autoridades é clara: caso você aviste uma onça-parda, mantenha a calma. Não tente se aproximar, persegui-la ou capturá-la. Dê espaço para que o animal possa seguir seu rumo natural. Onças-pardas, por instinto, buscam áreas de mata para se abrigarem.

“A presença de onças-pardas nas proximidades não deve gerar pânico. Esses animais têm um papel importante no equilíbrio do ecossistema local, ajudando a controlar as populações de presas naturais, como roedores, veados e capivaras. Ao agir com responsabilidade e respeito, podemos garantir um ambiente seguro tanto para os moradores quanto para a fauna”, explica a prefeitura.

A Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros podem ser acionados caso haja um risco potencial, tanto para o animal, quanto para os moradores. Eles são treinados para avaliar a situação e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.