Câmeras de segurança do posto de combustível, em Campinas (SP), onde uma mulher foi morta a tiros pelo companheiro, registraram o momento do crime e instantes antes dos diparos. Janaína Aparecida Meneghine Pires, de 29 anos, morreu no local, na noite do dia 14 de janeiro. O supeito de ser o autor do feminicídio, Sérgio Luiz Pires Junior, de 36 anos, se entregou à polícia na última quinrta-feira (25).
A imagem a seguir mostra instantes antes do crime. O horário da câmera de segurança marca 21h52. Dentro do posto de combustíveis, Janaína se aproxima de um carro branco, dirigido por Sérgio. Eles conversam por alguns segundos, então ela retorna ao veículo dela e dirige para fora do local de abastecimento.
Agora, vemos nas imagens o carro branco de Sérgio seguindo o veículo prata de Janaina. Os veículos param logo à frente, numa área escura do posto de combustíveis. A partir deste momento, as imagens mostram que os funcionários do local assustam e olham em direção ao onde o casal estava. Na sequência, Sérgio foge de carro.
Apesar das câmeras não registrarem a vítima sendo baleada e morta, amigas que estavam com ela relataram ter presenciado a cena. À polícia, elas contaram que Janaina estava esperando por elas no posto, após ligar e pedir por ajuda, dizendo que estava machucada após uma briga com o companheiro. Mas, no momento que elas chegaram, Sérgio também chegou e desceu do carro com uma arma nas mãos.
Uma das amigas tentou impedi-lo, mas não conseguiu. Ele atirou uma vez contra Janaína e, quando a mulher já estava caída no chão, o autor disparou mais três vezes contra ela. Em seguida, ele fugiu.
A prisão
Sérgio Luiz Pires Junior, de 36 anos, estava foragido e com um mandado de prisão em seu desfavor desde o dia 14 de janeiro. Na última quinta-feira (25), dezessete dias após o crime, ele se entregou em uma delegacia no Jardim Paulicéia, acompanhado de advogado, conforme informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).
Aos policiais, Sérgio informou, ainda, a localização da arma usada para atirar em Janaína Aparecida Meneghine Pires, de 29 anos. A pistola ponto 40 foi apreendida pela polícia.
O preso passou por exame de corpo delito e foi encaminhado à Cadeia Pública, para aguardar a apresentação em audiência de custódia.
O caso foi registrado como captura de procurado, cumprimento de mandado de busca e apreensão e localização/apreensão de objeto na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Campinas.
O crime
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima, Janaína Aparecida Meneghine Pires, ligou para duas amigas e contou que estava machucada e precisava de ajuda, porque havia brigado com o companheiro. As amigas pediram para que ela esperasse em algum lugar, pois iriam encontrá-la.
A mulher parou o carro no posto de combustíveis para esperar ajuda das amigas. No mesmo momento em que as amigas chegaram, o homem também chegou e desceu do carro com uma arma nas mãos.
Uma das amigas tentou impedir o homem, mas não conseguiu. Ele atirou uma vez contra Janaína e, quando a mulher já estava caída no chão, o autor disparou mais três vezes contra ela. Em seguida, ele fugiu.
A polícia foi acionada. No local, os policiais encontraram o corpo da vítima. Uma perícia foi realizada. O caso foi registrado como feminicídio na 2ª Delegacia Seccional De Campinas.